Dermolipectomia de braços superior ou braquioplastia

O que é?

Este é o procedimento ideal para pacientes insatisfeitos com a aparência de seus braços, como ex-obesos, por exemplo, pois tem como objetivo aperfeiçoar e rejuvenescer a aparência deles através da eliminação do aspecto flácido e da gordura cutânea, provenientes da idade ou da grande perda de peso.

A braquioplastia consiste em remodelar o braço, esticando a pele flácida e removendo a gordura localizada na região que compreende a extensão entre a axila e o cotovelo, que geralmente promove uma aparência conhecida como “asa de morcego” sob o braço.

Em alguns casos, para se obter um resultado ainda melhor, o procedimento pode ainda ser associado à técnica de lipoaspiração.

Informações

  • Pré-requisitos para se submeter a cirurgia

– Ter passado por uma perda alta ou significativa de peso;

– Peso relativamente estável e não estar significativamente acima do peso;

– Não possuir condições médicas que possam prejudicar a recuperação ou aumentar os riscos da cirurgia;

– Não ser fumante;

– Estar comprometido com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

 

  • Como o procedimento é realizado?

O cirurgião fará demarcações na região dos cotovelos, braços e axilas. A

localização, o comprimento e a direção dessas linhas de incisão serão

designados dependendo do tipo de braquioplastia a ser realizada, que também será definida de acordo a necessidade de cada paciente.

E após a sedação, que poderá ser intravenosa ou anestesia geral, as incisões para remover o excesso de pele e gordura se iniciarão, podendo ser completamente escondidas nas axilas ou estendidas para baixo na parte interna dos braços nos locais mais imperceptíveis possíveis.

Depois de feitas as incisões, o cirurgião removerá a pele e a gordura extras

e juntará às incisões para fornecer um contorno de braço mais firme e

suave. E por fim, a pele é puxada sobre o novo contorno do braço.

 

  • Qual técnica escolher?

Esta questão não possui uma resposta definida, pois a técnica a ser utilizada dependerá de uma série de fatores, a começar pela qualidade da pele e pela extensão do excesso de gordura e pele nas axilas do paciente, ou qual é o objetivo principal da realização da cirurgia. As técnicas em questão são:

Lipoaspiração de braço: esta é uma opção para pacientes que tiverem elasticidade suficiente na pele para encolher em torno dos tecidos restantes após a remoção da gordura. Em casos de pouca elasticidade, a flacidez do tecido será ainda mais pronunciada após a remoção da gordura. Esta opção também pode ser usada como auxiliar para a remoção de gordura em um procedimento de braquioplastia padrão.

Braquioplastia de incisão limitada: se o excesso de pele pendente estiver localizado próximo à axila, o cirurgião poderá puxar e dispor este excesso de pele na axila. Ideal para pacientes que possuem pele frouxa na parte interna do braço.

Braquioplastia padrão: se o excesso de pele se estender como a famigerada “asa de

morcego” na extensão entre a axila e o cotovelo, a única opção é a remoção completa da flacidez do braço em uma cicatriz longitudinal.

Recomendações pré e pós-cirúrgicas

Pare de fumar antes de se submeter à cirurgia para promover uma melhor

cicatrização, evite tomar aspirina, certos anti-inflamatórios e alguns medicamentos

fitoterápicos que podem causar aumento do sangramento e se atente à sua hidratação.

Se o seu cirurgião recomendar controle de peso ou mudanças no estilo de

vida, faça o possível para alcançá-los para garantir os melhores resultados e minimizar a chance de complicações.

Após a cirurgia, o repouso é fundamental. Para isso, tenha muitos travesseiros à mão para manter os braços elevados e auxiliar na redução do inchaço e aumentar o conforto durante a recuperação.

Uma alimentação saudável também será uma grande aliada nesta fase, repleta de frutas, vegetais e proteínas magras, contando com o mínimo de sal na preparação das refeições.