Plástica de Mamas

O que é?

Os seios são associados com a feminilidade e a sensualidade. As mamas volumosas podem causar constrangimento e desconforto para as pacientes, além de poderem causar dores fortes nas costas com vincos na região dos ombros, dificuldade de encontrar sutiãs e roupas adequadas.

Informações

A cirurgia plástica das mamas tem como objetivos:

  • Deixar as mamas com volume compatível com a estrutura da paciente;
  • Retirada e/ou reposicionamento dos tecidos abaixo do sulco da mama;
  • Elevar a aréola;
  • Reduzir a flacidez;
  • Melhorar a simetria das mamas entre si.

A redução de mama é aconselhável após o término do desenvolvimento corporal, aproximadamente após os 18 anos. A realização do procedimento antes das gestações, pode causar um novo aumento das mamas e a perda de resultado estético.

O tamanho da cicatriz é proporcional à quantidade de tecidos que precisam ser retirados e, assim, podem ser apenas ao redor da aréola, com um risco vertical ou ainda com o “T” invertido. A cirurgia demora em média 2 horas e a paciente permanece internada no hospital por uma noite.

Algumas pacientes podem ser candidatas a realizar a mastopexia (levantamento das mamas) associada à colocação de implantes. Normalmente, os implantes são usados nestes casos para preencher a flacidez das mamas.

É importante entender que este tipo de procedimento se faz necessário pelo fato da paciente possuir pele fina, geralmente com estrias, mamas caídas e tecido mamário flácido com predominância de tecido adiposo (gordura). Esta cirurgia compreende em retirar o excesso de pele e tecidos ptosados, com reposicionamento do complexo aréolo mamilar para posição adequada e utilização de prótese de mama para preencher volume.

O período de recuperação é em torno de 20 a 30 dias. Utiliza-se sutiã de pós-operatório. Estas orientações são gerais, podendo haver alterações de acordo com a evolução do procedimento.

Como é a cirurgia?

• Anestesia: geral
• Tempo de duração do ato cirúrgico: média é de 2 a 3 horas.
• Período de internação: 1 dia.
As cicatrizes variam de acordo com o tamanho das mamas a serem reduzidas e podem ter o formato de “T”, de “L”, de “I”, ou ainda ser periareolar (em torno da aréola).
Com a cirurgia, não só as mamas têm seu volume reduzido, como podem ser melhoradas a sua consistência e forma, tudo obedecendo à norma de harmonia em relação ao físico da paciente como um todo.
• Evolução: até o 30º dia sua forma ainda está aquém do desejado, apesar de já apresentarem um melhor aspecto; é comum a ocorrência de edema (inchaço). Do 30º dia ao 8º mês continua a evolução para a forma definitiva, não sendo raros os casos de insensibilidade ou de hipersensibilidade do mamilo. Do 8º ao 18º mês é o período no qual a mama vai atingir seu aspecto definitivo no que diz respeito à cicatriz, forma, consistência, volume e sensibilidade.