Aumento dos glúteos

O que é?

Muito se fala que o bumbum é a preferência nacional. O Brasil é conhecido por ter mulheres com belos contornos. Assim, quem tem pequena projeção de glúteo tende a se sentir fora do padrão nacional. Cada vez mais, homens e mulheres se tornam candidatos a um procedimento para aumentar ou modelar os glúteos.
Esta região é formada por pele, tecido adiposo e músculos. Ocorrem variações de acordo com as características genéticas, variações de peso, evolução da idade e atividades físicas. Existem algumas opções para modelar os glúteos, como a prótese de glúteo, a lipoescultura (lipoenxertia), a dorsoplastia e os preenchimentos.

Prótese de glúteo

A prótese é indicada para aumentar a projeção dos glúteos nos casos de pacientes com bumbum achatado, assim como para empinar o glúteo e melhorar a flacidez.
As técnicas atuais tornaram este procedimento cada vez mais seguro e com resultado mais natural. A prótese, que não é perceptível nem palpável, é colocada dentro do músculo glúteo máximo, assim, mimetiza um músculo volumoso. A incisão é feita entre os glúteos, com cerca de 7 cm.
O procedimento tem duração aproximada de 90 minutos e sua recuperação se dá em 30 dias. Durante a primeira semana pode-se sentar com as coxas, sem se apoiar sobre a área operada. Deve-se dormir de barriga para baixo obrigatoriamente por 20 dias. Na fase de recuperação, os cuidados e o repouso são muito importantes. Estes incluem a utilização de cintas no pós-operatório, assim como evitar exposição ao sol e atividades físicas.
É importante que o paciente converse cirurgião sobre os detalhes do repouso, pois estas orientações são gerais, podendo haver alterações de acordo com a evolução do pós-operatório.
Embora raras, algumas complicações podem vir a ocorrer, estas são: cicatrizes inestéticas, hematoma, trombose, infecção, abertura de pontos e seroma.

Galeria de Fotos

Lipoescultura (lipoenxertia)

Nessa alternativa a gordura é retirada de outra região, através de lipoaspirações, tratada e enxertada no glúteo. Cerca de 20% é reabsorvida, e o resultado varia conforme a variação de peso do paciente. Alguns pacientes apresentam boa projeção dos glúteos, mas apresentam gordura localizada na cintura, culotes e abaixo dos glúteos. Desta forma, lipoaspirando as regiões vizinhas um melhor formato ao glúteo pode ser obtido.

Dorsoplastia

Cirurgia indicada para elevar o bumbum em casos onde houve grande perda de peso. A cirurgia dura 2 horas e conta com a retirada do excesso de pele a partir de um corte feito abaixo da linha da cintura, desta forma, elevando os glúteos. A recuperação leva 20 dias, durante os quais deve-se dormir de barriga para baixo. Este procedimento, quando associado à abdominoplastia, passa a se chamar abdominoplastia circunferencial.

Outros métodos (preenchimentos)

Pode-se aumentar a projeção do glúteo com materiais como o ácido hialurônico e PMMA. O ácido hialurônico, cujo efeito dura aproximadamente 18 meses, possui um custo relativamente elevado, o que faz com que seja pouco utilizado. O PMMA, ou bioplastia, tem sido associado a um grande índice de complicações, como a formação de granulomas, o que faz com que seja indicado apenas em poucos casos específicos, como reparação em pacientes em tratamento para HIV.
Sempre vale ressaltar que todo procedimento cirúrgico está associado a riscos, podendo haver complicações. Por isso, procure por um cirurgião plástico que seja confiável.